terça-feira, 29 de maio de 2012

Entrevista em Rádio de Maringá - PR


1.    O que caracteriza o Mal de Parkinson?
      A Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo, causado pela degeneração das células situadas em uma região do cérebro chamada substância negra. Estas células produzem a dopamina, fundamental para o controle dos movimentos. A falta da produção de dopamina afeta equilíbrio, movimentos  e muitos outros sintomas.                                  
2.    O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa?
      Sim, degenerativa progressiva e ainda sem cura. mas tenho certeza que a cura esta  próxima,varias pesquisas estão sendo feitas, e quem é portador de uma doença degenerativa tem pressa.
3.    Quais são os principais sintomas do Mal de Parkinson?
      Apesar de ser o tremor o sintoma mais conhecido, posso por experiência própria dizer que é o menor. São vários: rigidez muscular, lentidão dos movimentos, dificuldade de engolir causando engasgo,dificuldade na fala, projeção do tórax e cabeça, perda do equilíbrio e lateralidade, do olfato, incontinência urinária (dificuldade em segurar o xixi), a depressão, face em mascara (sem expressão),andar robótico.
4.    O Mal de Parkinson, durante o período de diagnóstico, pode ser confundido com outra doença? Que forma é utilizada para diagnosticar com precisão?
      Sim é muito frequente, seria ótimo um diagnostico logo no inicio, mas não é o que se vê. Os médicos vão por eliminação pedem exames de tomografia computadorizada,  licoor etc. para ver se não é outra doença e chegam ao Parkinson por eliminação. A única forma de diagnóstico é clinica, examinando o paciente...quando aparecem os sintomas já perdemos 80% da capacidade de produção da dopamina.
5.    Existem meios de impedir a sua evolução? Quais são os recursos usados hoje pela medicina para travar essa batalha?
      Impedir ainda não, mas retardar,  demorar mais a evoluir, os medicamentos que felizmente são distribuídos pela 15ª Regional de Saúde, os tratamentos em  varias áreas como fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, nutricionista e outros tratamentos chamados alternativos como Yoga, acupuntura, massagem.
Em casos mais adiantados da doença existe a possibilidade de cirurgias como o marca passo cerebral a talamotomia e palidotomia que são cortes no cérebro agindo direto na rigidez e tremor.
      Falando do medicamento o mais usado é a substancia levedopa que em muitos pacientes com o passar dos anos pode causar movimentos involuntários. Já  a DBS estimulação cerebral profunda,eletrodos implantados no cérebro, .que emitem ondas magnéticas, está sendo feita em muitos portadores, mas ainda é muito cara.
O mal de Parkinson é uma doença que pode ser transmitida geneticamente,  estudos que afirmam essa teoria, principalmente no Parkinsonismo precoce...mas nada comprovado.
6.    As pessoas que enfrentam esse problema podem apresentar problema  psicológicos e consequentemente deverão ter um acompanhamento psicológico?
      Sim, a falta da dopamina leva a depressão,a auto estima fica em baixa pelas limitações que vamos enfrentando,vem a vontade de se isolar,  se esconder por vergonha dos tremores e rigidez, só os anti depressivos não dão conta e precisamos de um profissional nos ajude a resgatar nossa auto estima e aprender a lidar com nossas possibilidades.
      Não dá pra correr, ande devagar, mas vá, faça você pode.. .temos que ter uma atividade que nos de prazer,  que nos motive e que nos faça prosseguir. Artesanato é o que faço, plantas, horta, pintura,ache algo pra fazer, isso faz a diferença na evolução da doença,  que varia de pessoa pra pessoa e tenho certeza que a maneira de encarar a vida faz toda diferença.
7.    Quais seriam os números para o estado do Paraná ou até para o Brasil dessa  doença?

Dados dos EUA mostram que a doença tem prevalência de cerca de 160 pessoas a cada 100.000 habitantes. No Brasil, estima-se que a doença atinja 250 mil pacientes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1% da população acima dos 65 anos possui essa doença, sendo que a prevalência é de 150 a 200 casos a cada 100.000 habitantes.
De acordo com a ONU, existem cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com a doença de Parkinso,. com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, estima-se que esse número dobre até 2040.

8.    Aqui em Maringá, uma pessoa ou uma família, que tenha descoberto esse problema deve se dirigir a que local para buscar ajuda?
Primeiramente ao medico,que por sua vez deve indicar os tratamentos com outros profissionais, como Fonoaudiólogo,  Fisioterapia etc. Dar entrada na 15ª Regional de Saúde p/ receber os medicamentos  receitados. Procurar a Associação para se informar e dividir e ver que juntos somos mais fortes. Os familiares precisam se informar também,  é muito importante. As universidades estão precisando de portadores para estudos e fazem todos os tratamentos gratuitos e com muito carinho e supervisão dos professores a Associação faz essa ponte esse contato
9.    A Associação dos Parkinsonianos de Maringá está localizada aonde? Como é mantida essa entidade?
      Estamos em um espaço cedido pela prefeitura que é o centro do idoso Elizeu Gianine, na Rua Guatemala, nº 1200 - Conj Lea Leal.
      Fazemos palestras mensais para esclarecer sobre a doença   o que é muito importante, saber com o que estamos lutando e a convivência que é o melhor.  Quanto a manter a associação Sr Adão,  o Presidente e eu a Vice,  temos arcado com as despesas


  
     10.Caso as pessoas tenham interesse em ajudar a Associação, qual seria o caminho mais adequado?
      Entrar em contato comigo ou Sr. Adão (tel. 3029-7396) e eu Carla (tel.3263-4658).
11.  Alguns direitos do parkinsoniano:
       Isenção de IPVA / IPTU / Imposto de Renda / Imposto sobre Transação Financeira / quitar a casa própria / redução dos impostos para compra de carro zero / remédios gratuitos / passagem gratuita em ônibus trem metro / vaga especial /  fila preferencial / retirada do PIS e FGTS / prioridades em processos judiciais /  isenção de ICMS na compra de material medico, andador,  muletas etc.

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA INCIATIVA E AÇÕES!!! Vi que em São Paulo a ASSOCIAÇÃO PARKINSON BRASIL oferece cursos de cuidadores e reuniões. Vcs ja oferecem esses cursos?OBRIGADO!!!!

    ResponderExcluir